We use cookies - they help us provide you with a better online experience.
By using our website you accept that we may store and access cookies on your device.

Os mandamentos do vício

Os 25 mandamentos que me fizeram apaixonar por este vício que é o Hattrick.

Há sensivelmente 9 anos e tal um colega de trabalho disse-me: “para ti que gostas de futebol não gostas de computadores e só ligas a consolas tenho um jogo online que finalmente te vai pregar ao PC...”

1º Introdução - Fiz a pesquisa ao tal jogo Hattrick e registei-me, passado 1 dia lá consegui entrar e era só jogadores com nomes estranhos, com estrelas... Poucas estrelas claro, TSI, ordenados, logótipo, estádio... Ora aqui está muito por me entreter, pensei eu. Mas espera... Logótipo e Estádio é preciso ser sócio e claro, eu que ligo um pouco as aparências, fiz me sócio e lá coloquei um logo e um estádio de 12000 Lugares para acomodar os adeptos.


2º Jogadores: Características - Era cada um mais feio que o outro, carecas, com bigodes, olhos tortos, cabelos à beato. As características no início, visto ser maçarico, não me faziam muita diferença pois eu queria era ganhar jogos e ainda coloquei defesas como avançados...


3º Jogadores: Outros atributos - Ora aqui está algo que nunca pensei aceitar, homens na minha equipa, pessoa antipática, temperamental e desonesta, mas o que é que este gajo faz dentro de um balneário?? Mau ambiente, mas depois pensei que se contratar 90% de jogadores com carácter, uma pessoa agradável, equilibrada e decente, os restantes ficarão curados!!!


4º Convocatória - Ora aqui tenho um problema para resolver, não os conheço visto ter 2 dias de clube mas quero-os todos no balneário daqui a 5 minutos!! Então é assim meus caros, preciso de um gajo para baliza, 3 gajos que saibam defender, 2 que corram pelas laterais até as bandeiras de canto, 3 que passem a bola e recuperem, e 2 que consigam neste jogo marcar o golo da vitória. Está lançado o desafio.


5º O jogo: Princípios básicos - Temos atitude e vontade de vencer, tomei a decisão de atacarmos pelo centro do terreno. Ainda há pouco conheci estes jogadores com nomes esquisitos, mas gritei para o campo: "Oh tu com bigode vê lá se corres!!!"


6º Treino - Dia com muito sol e tinha treino para dirigir, olhei ao redor e pensei: "eh pá só tenho velhos a jogar, preciso de malta nova para formar”.
No dia seguinte lá fui buscar 5 putos de 17 anos para o meio campo, falei com eles e disse-lhes: “Vamos lá ganhar resistência nessas canetas que depois treinam com bola no meio-campo.”


7º O treinador - Na parte que me toca, eu tinha a noção que era ainda um treinador fraco, claro que era ambicioso e tinha carácter, mas faltava experiência e conhecimento do jogo. Uma certeza eu tinha: gostava de jogar ao ataque e a liderança forte disfarçava o conhecimento do jogo.


8º Contabilidade - Com o tempo fui me apercebendo que todas as semanas tinha que me desdobrar em treinador e Presidente do clube, tinha um orçamento para gerir, gostava do mercado de jogadores mas quando tentava passar o cheque, alguém com mais poder e dinheiro do que eu "roubava" o que eu queria, e depois pensava....espera ai tens funcionários para pagar, estádio para gerir, aguenta ai com a tua ambição.


9º Adeptos e Patrocinadores - O Ouro do clube são os adeptos, estes são mesmo muito leais à equipa caso faça chuva ou faça sol eles lá estão. O meu objectivo era que todas as semanas entrassem novos adeptos e com isso fizessem o clube evoluir, trazendo assim mais dinheiro dos patrocinadores. Por falar nisso, fica aqui um episódio: certo dia, um homem que foi lá colocar um outdoor do patrocínio mesmo atrás da baliza, dizia: "Aqui nada entra só sai". Referia-se, pois claro, a uma empresa de Offshores que nos patrocinava.


10º Estádio - Quando entrei pela 1ª vez no estádio pensei: "eh pá a malta não se senta a ver a bola??". Lá vamos ter que abrir os cordões à bolsa e pôr esta malta sentada e coberta da chuva.


11º Funcionários - Tenho aqui um bom cheque que vou gastar para ter um bom grupo de trabalho, pensei eu. Preciso de um homem que me trate das feridas e lesões dos meus homens, preciso de uns braços direitos que tenham a mesma forma de pensar que eu, preciso de um homem que saiba falar bem do nosso clube e fale com os patrocinadores e por fim preciso de um gajo que lide com os malucos do meus homens que não seja eu...


12º Convocatória: Rotina e confusão - “Boas meus caros, para que isto não corra mal tenho que engendrar o nosso esquema de jogo, ou seja, em jogos em casa jogamos desta maneira, quando formos de autocarro a outra freguesia jogamos doutra. Oh Nico ficas sempre a marcar os pénaltis já que tens jeito para a coisa e tu Ambrósio ficas a capitão já que puxas pela malta em campo.


13º O jogo: Bolas paradas e eventos especiais - No início do jogo em nossa casa estava um dia solarengo, óptimo para ir a banhos e lá gritei para o campo; "Malta que sabe fazer rodriguinhos, apliquem-se que está bom tempo. Na segunda parte vai cair chuva e a malta com força vai se poder exibir".


14º O jogo: Tácticas - Temos que vencer este jogo fora, a pressão é muita e eu dei indicações, muitas indicações. Quero esta equipa a fazer pressão, eu quero a malta a atacar pelas alas, pelo meio, se não tivermos equipa para eles quero que joguemos em contra-ataque, eu tenho é que ganhar este jogo!!!


15º Substituições - Então isto é assim, quem não der 100% em campo sai, quem durante o jogo não se adaptar ao lugar que está a jogar pode ir para a outra ponta do campo, metam-se finos malta estou de olho em vocês!!!


16º Psicologia - Nas palestras que dou e dei quando assumi esta equipa realcei sempre atitude, a confiança e o método de encarar o jogo. Em jogos que sejam como uma autêntica final, temos que fazer o jogo das nossas vidas, a malta que está em campo tem que deixar lá os calções, camisa e peúgas se for preciso!


17º Transferências - Vontade tinha eu de correr com todos quando cheguei ao clube, mas falei com alguns deles e mudaram a sua atitude. Dois deles não tiveram tanta sorte e meti-os no panorama das vendas, felizmente saíram mas o lucro não foi lá muito grande.


18º Juniores - Ao chegar ao clube deparei-me que havia um Presidente que apostava muita na nova geração. Era preciso ter alguma persistência na formação dos putos e também alguma sorte, mas daqueles 5 miúdos de 17 anos que tinha ido buscar, 1 deles vinha da formação e tinha amor à camisola, o que se refletia em campo.


19º Campeonato - A luz dos meus olhos. Logo de princípio queria ser campeão e galgar divisões acima, mas depois verifiquei que não era assim tão fácil como aparentava. Das duas uma, ou apanhava só equipas sem proprietário humano, ou então tinha que fazer a médio prazo uma soberba equipa. Além do mais ainda se ganhava dinheiro por subir de escalão e que jeito nos fazia!


20º A Taça - Cheio de moral... Esfumou-se logo de repente no 1º jogo da taça com uma equipa da 6ª divisão. Eles corriam mais que a gente, acabei ainda por perguntar a um dos meus: "vê lá se eles estão a jogar com 12???"


21º Desafios amigáveis - Somos um clube simpático e por isso gostamos de nos relacionar e conhecer outros clubes. Eram sempre 4ª feiras bem passadas e além disso gostávamos muito de andar de avião apesar da despesa extra para o exterior. O que interessava era os míudos se divertirem.


22º Torneios - Já mais recentemente surgiram os lendários torneios que vieram para motivar mais a malta. O nosso clube já criou alguns e já participou noutros organizados por amigos Presidentes. Serve para a malta conviver um pouco e no fim fazer uma sardinhada entre direcções para encher o papo a todos.


23º Seleções Nacionais - Sempre colado ao ecrã. É assim que toda a equipa e seu staff vê os jogos da selecção, compramos um sofá com espaço para 20 e poucas pessoas e colocamos na sede, não faltamos a nenhum jogo. E ainda mais o Presidente cumpre sempre o seu dever de exercer o direito na escolha do Selecionador Nacional.


24º Hattrick Masters - Compramos logo, aquando da chegada ao clube, uns binóculos gigantes para vermos essa mítica competição do Hattrick. Uns dos meus jogadores ainda pegou nos binóculos e disse: “já esteve mais longe”. Continuamos a sonhar...


25º Equipa Extra - Ter uma equipa extra é como ter dois amores, ou uma amante. Não te podes esquecer de amar as duas, senão uma escapa. E existe sempre uma que te marca, a primeira que conheceste...


Deixo em jeito de despedida um lema que foi criado pelo nosso Presidente Janita1972.

"Vive e deixa viver, ama e deixa amar, vence... Mas não deixes que te vençam".

2017-05-20 14:59:10, 1389 views

Link directly to this article (HT-ML, for the forum): [ArticleID=20038]

 
Server 070