We use cookies - they help us provide you with a better online experience.
By using our website you accept that we may store and access cookies on your device.

Campeões de Portugal (1.ª parte - Ép. 1 a 25)

Este é o primeiro de uma série de artigos que tenciono escrever para toda a comunidade portuguesa, com o objectivo de produzir um pequeno almanaque que reúne todos os campeões portugueses no Hattrick.

O destaque maior será dado à Super Liga (SL) e à Taça de Portugal, mas abordarei ainda as competições não oficiais da Taça da Liga e da Supertaça, que já reúnem carinho e muita história para partilhar.

Obviamente e para rematar com chave de ouro, o último artigo desta série será totalmente dedicado ao maior títulos de todos, no Hattrick em Portugal, o de campeão mundial de selecções, que nunca é de mais recordar!

Posteriormente no fórum, terei o prazer de partilhar todas as tabelas que resumem esta história, e ajudarão a ter uma visão mais ampla das equipas que mais marcaram o Hattrick durante estas 51 épocas que o HT já leva em Portugal.




A Era dos Bots (ép. 1-2)

Nas primeiras duas épocas, e como acontece no início do Hattrick em todos os países, a SL era disputada apenas por bots e no histórico da Taça de Portugal não temos registo de jogos.

De qualquer forma os nomes que nos aparecem como vencedores nestas duas épocas são na Super Liga: Portalegre e Castelo Branco, enquanto na Taça de Portugal venceram: Portalegre e a equipa ChockOnMe, esta última já não se tratava de um bot, sendo assim o utilizador Pinho o primeiro a conseguir um título oficial em Portugal.




Os Primórdios (ép. 3-4)

Na época 3 temos a estreia de uma equipa não bot na Super Liga e... ficou em 3.º. Tratava-se do Desportivo e foi neste caso a última época que o campeão nacional era um bot, neste caso o Lisbon. Quanto à Taça de Portugal foi vencida pelo Sporting Clube de Farense vencendo o detentor da taça da época anterior na final.

Uma curiosidade: nas primeiras épocas do HT em Portugal as meias finais e a final da Taça de Portugal eram disputadas a duas mãos.

Chegamos assim à época 4 com a Super Liga ainda com 5 bots, a ser conquistada pelo Sporting Clube Farense, tornando assim o Neves o primeiro campeão nacional na era pós-bots, e era já o primeiro a ter no histórico a Taça de Portugal conquistada na época anterior e a Super Liga. Quanto à Taça de Portugal teria por vencedor a equipa Gonorreia é fodido, dirigida pelo Thranduil.




Kale quê? (ép. 5-7)

Kale Borroka CF dirigido por LuisPedroCat, nas três épocas seguintes, e já com a Super Liga sem bots a partir da época 6, conquista o tricampeonato! Nestas três épocas, o Kale Borroka esteve ainda perto da dobradinha na época 6 quando chegou às meias finais da Taça de Portugal. Quanto à Super Liga teve no Vampyria, vice-campeão das épocas 5 e 7 e terceiro classificado na época 6, o seu maior opositor. Destaque para o aparecimento no panorama nacional do Cio Soon com o seu vice-campeonato na época 6.

Durante estas épocas tivemos três vencedores diferentes na Taça de Portugal: HTB 123, nicmo warriors e repetindo a vitória da época 4, a equipa Gonorreia é fodido tornava-se na época 7 a primeira equipa a ter duas vitórias na Taça de Portugal.




Cio Soon e o Mendes com Cabecinha! (ép. 8-15)

O HT ganhava cada vez mais utilizadores em Portugal e no resto do Mundo e nas 8 épocas seguintes (entre a época 8 e a época 15) teve três equipas que se destacaram no panorama nacional: Cio Soon, CF "Os Belenenses" e o S.L. Cabecinha que dividiram entre si os títulos da Super Liga, e venceram 5 das 8 edições da Taça de Portugal neste período!

O Cio Soon comandado pelo Policy10 venceu a Super Liga nas épocas 8 e 9, conseguindo ainda a primeira dobradinha em Portugal na época 9 ao juntar a Taça de Portugal à Super Liga. O primeiro título foi decidido pela diferença de golos, devido à igualdade pontual com o Vampyria.

Permitam-me aqui um parêntesis para falar desta equipa do Vampirya gerida, logo se vê, pelo Vampyre, que nunca inscreveu o seu nome a ouro na história do HT nacional, mas é talvez a equipa que mais perto andou e não conseguiu, foi 3 vezes vice campeão da Super Liga e ainda chegou uma vez à final da Taça de Portugal na época 8, quando se tornou na primeira equipa nacional a ser vice-campeã da Super Liga e da Taça de Portugal na mesma época!

Porém ainda na época 8 vimos o surgimento de "outro dinossauro", o CF "Os Belenenses" do Mendes, que venceu nessa época a Taça de Portugal.

Este foi o mote para o que estava para vir, com o Mendes a conseguir ser tricampeão nacional entre as épocas 10 e 12, conseguindo também a sua dobradinha na época 11! Durante este período de 8 épocas, o Mendes esteve em 7 ocasiões nas meias finais da Taça de Portugal (vencendo nas duas ocasiões já mencionadas e ainda tendo mais uma final perdida exactamente para o Cio Soon).

Na época 12, enquanto o Mendes festejava o seu tri na Super Liga, o Cio Soon conquistava a sua segunda Taça de Portugal frente ao S.L. Cabecinha. O S.L. Cabecinha nesta época juntou-se ao Vampyria no grupo de equipas a ser vice campeã da Super Liga e da Taça de Portugal na mesma época.

Mas se a época 12 foi de desilusão, a época seguinte foi de glória para o S.L. Cabecinha comandada pelo gravessen ao juntar o seu nome aos vencedores de dobradinhas, formando agora um triunvirato composto pelo Policy10, Mendes e gravessen! Esta também foi a época em que as meias finais e final passaram a ser disputadas num jogo só.
A época 13 fica ainda na história por ser a última vez, até à actualidade, que uma equipa conseguiu a dobradinha.

Na época 14, o S.L. Cabecinha juntou mais uma Super Liga ao seu currículo conseguindo assim o bicampeonato. Mas o Mendes e o seu CF "Os Belenenses" não se renderam e na época 15 tornaram-se na primeira equipa em Portugal a conseguir conquistar 4 Super Ligas, sendo esta uma das edições da Super Liga que ficou na memória colectiva, pela audácia do Mendes de fazer do contra-ataque a sua arma principal, num tempo em que a posse de bola tinha um peso ainda maior para a definição dos resultados.

Deste período falta portanto falar dos três títulos que escaparam para outras equipas, as Taças de Portugal nas épocas 10, 14 e 15, que foram para o H-Raki, Pawn Utd e BiboPenta F.C., respectivamente.

Por fim, um último destaque para o smash do kyoto que nesta fase começava a demonstrar que os títulos estavam perto e conseguiu chegar duas vezes à final da Taça (ép.s 13 e 14), sendo que na época 14 juntou também o vice campeonato na Super Liga tornando-se assim, após o Vampyria e o S.L. Cabecinha, a terceira equipa a juntar o título de vice campeão na Super Liga e na Taça de Portugal na mesma época.




Badboys, smash, uma SAD e o super FON!!! (ép 16-25)

Cada vez mais "maduro", o HT nacional começa a mostrar novos valores e eis que na época 16 temos o badboytripeiro com a sua equipa Badboystripeiros a inscrever o seu nome na lista de campeões nacionais e apenas o kyoto com a sua equipa smash conseguiu evitar a dobradinha roubando-a na final frente ao campeão nacional dessa época. Essa conquista da Taça de Portugal era o prémio de várias épocas perto de conquistas pelo kyoto, que havia perdido duas finais e acabado no pódio da Super Liga durante três épocas, mas sempre sem um troféu que finalmente apareceu. E não ficaria por aqui...

As épocas seguintes, 17 e 18, seriam as da coroação da equipa smash que venceu a Super Liga nestas duas épocas e afirmava ainda mais o legado do kyoto no HT em Portugal. Enquanto isso na Taça de Portugal também se escrevia história com mais duas vitórias para o Cio Soon do Policy10, que juntava estas duas taças às que já tinha conquistado nas épocas 9 e 12, totalizando assim 4 Taças de Portugal no seu currículo, marca já igualada mas nunca mais ultrapassada até aos dias de hoje!

E depois? Depois foi (https://www.youtube.com/watch?v=Vc1n_t3CGt4) (Fon-Fon-Fon; Deolinda)! Pois se há uma música que encaixa numa fase da história do HT em Portugal é esta, com o tri do Fon Utd FC dirigido pelo perdrofon entre as épocas 19 e 21. Uma pequena nota para época 19, em que pela última vez o Mendes faz um pódio na SL.

Na época 22, o pedrofon acabou em 5.º lugar e quem aproveitou para inscrever o nome no rol de campeões nacionais foi o madpsad com a equipa MADP SAD equipa recém promovida e que assim atingia a glória logo na época de estreia na Super Liga.

Mais Fon-Fon e nas épocas 23 e 24, o pedrofon marcava de vez o seu nome na história do HT, ao ser o primeiro utilizador a coleccionar 5 troféus da Super Liga. Na época 23 esteve perto da dobradinha mas perdeu a sua segunda final na Taça de Portugal, troféu que nunca conseguiu conquistar.

Neste período, a Taça de Portugal teve sempre vencedores diferentes, alguns deles projectos focados exclusivamente na Taça em que se gastava milhões numa época só para se chegar ao troféu, estratégia que hoje por exemplo seria impossível de concretizar. Assim nesta fase venceram a Taça de Portugal as seguintes equipas, por ordem cronológica: vermoil f.c (ép. 19), F.C. Fão (ép. 20), Teamaço (ép. 21, que nesta época perdeu a dobradinha ao ficar em 2º lugar na Super Liga atrás do Fon Utd), Condenados F.C (ép. 22, equipa que aqui conseguia a sua primeira taça mas ainda marcaria mais a história do HT nacional no futuro, como veremos nos próximos artigos) e referee club (ép. 23).

Por fim na época 24 e 25, a Taça de Portugal foi vencida pelo jlnunes e o seu Alentejo equipa que esteve no topo do HT nacional por várias épocas mas teve nesta duas conquistas o seu expoente máximo, pois apesar de ter conseguido dois vice-campeonatos e um terceiro lugar na Super Liga nunca a conseguiu conquistar.

Para terminar este artigo, falta falar da Super Liga da época 25, que viria a ser a da despedida do Fon Utd que desceria no play-off, e via o recém-promovido Moutidos comandado pelo Shelley conquistar o seu primeiro título nacional.

O Teamaço do npires ficava pela segunda vez como vice-campeão e não conseguia assim ser campeão nacional, não juntando assim o título da Super Liga ao da Taça de Portugal na época 21. Porém há que realçar que o npires tem um título que mais ninguém tem no HT em Portugal, o de campeão do Mundo de selecções e nunca é demais recordar esse título. Como disse na introdução do artigo, farei questão de redigir um artigo futuramente para recordar esse feito único.

Um último parêntesis para a Finess Team do Sunfire que juntou nesta época um 3.º lugar, aos dois vice-campeonatos conseguidos nas épocas 23 e 24. O Sunfire viria a mudar o nome da equipa para Vive Vita e mais uma vez ficar às portas da glória e só quando renomeou para Belo Solutions a glória de um título chegou, mas isso são histórias para um próximo artigo que este já vai longo.

Espero que seja tão interessante para vocês ler um pouco da história deste jogo que nos une a todos, como foi para mim escrever, e fica a promessa de acabar esta história em breve.

99_tweetye_


Se gostaste da entrevista fica à vontade para colocar gosto e/ou deixar um comentário. Podes discuti-la no Fórum Portugal, em (17067351.1)

Artigo anterior: Entrevista ao Vencedor da Taça de Portugal - Quase (19956)

2017-02-05 17:02:37, 1339 views

Link directly to this article (HT-ML, for the forum): [ArticleID=19973]

 
Server 071